segunda-feira, 28 de maio de 2007

Bendito dáblio

por: Thiago Nogueira


A faxineira Maria Sônia de Souza, 50 anos, nunca podia imaginar que pronunciar errado a letra dáblio (w) pudesse dar tão certo. Nem mesmo que uma tal de internet a credenciaria à fama e ao sucesso. Desde que seu colega de trabalho, o estudante de veterinária Micael Lima, 19, resolveu gravá-la dizendo o endereço eletrônico do YouTube e postar o vídeo no próprio site, a vida de Sônia mudou.


Entrevistas e mais entrevistas. Autógrafos e mais autógrafos. Autógrafo? “Eu pensei que eles queriam me seqüestrar. Mas depois o Micael me disse que eu podia dar autógrafo, é só relaxar e ter paciência”, conta Sônia, se referindo à primeira vez que foi reconhecida na rua, em Indaiatuba, no interior de São Paulo, onde mora.


Antes de qualquer coisa, se ainda não viu o Fala Sônia, veja:


A versão acima é a original, aquela postada por Micael Lima em dezembro de 2006. Depois de colocá-lo no ar, o vídeo demorou a cair no agrado popular. O “vírus Fala Sônia” só se espalhou quando Micael – agora, empresário da faxineira – passou a mostrar a gravação em sua página no Orkut.


Daí por diante, a internet, por sua essência, se encarregou de proliferar o vídeo. Usuários do YouTube duplicaram o vídeo diversas vezes. A gravação já foi vista por mais de três milhões de pessoas. Mas esse é apenas o começo. Muitos subprodutos do Fala Sônia vieram em seguida:


: Entrevista da Sônia
: Risada da Sônia
: Funk do Fala Sônia Remix
: Kibe Loco – Fala Sônia
: Sônia no Charges.com.br
: Comunidade Fala Sônia no Orkut


Mas afinal, quem é Sônia? Sônia é aquela pessoa espalhafatosa, simples, humilde, com pouca educação, mas sempre de alto-astral. Estudou até a quarta série primária e nem sabe direito o que é a internet, a mídia que a projetou.


“Eu nunca tinha ouvido falar disso não”, conta ela, em um tom de pesar. O jeito natural a coloca, às vezes, em situações constrangedoras, mas ela nem sabe dos “vacilos” que dá. “Meu sonho é continuar trabalhando para ajudar a família. Graças a Deus está tudo dando certo”, é só o que pensa.


Sônia adora cantar, mas ao seu estilo, aportuguesando as palavras inglesas. As canções favoritas são as românticas, “do Titanic, do Ghost e da Indomada”, como ela as distingue. A falta de instrução a transforma em uma “comediante ambulante”.


Depois do sucesso do vídeo, muitos internautas duvidaram da real espontaneidade de Sônia. Outras pessoas também criticaram o vídeo por explorar a educação restrita da faxineira. Nada disso. Sônia é assim mesmo. “A intensão agora é só ajudá-la”, diz Micael.


A faxineira nasceu em Caratinga, no Leste de Minas. Ainda bebê, mudou-se para Belo Horizonte, onde se casou e teve seis filhos. Na capital, morou a maior parte do tempo na região do Bairro Gameleira. Em 1983, mudou-se com o marido e os filhos para Carmo da Mata, no Centro-Oeste mineiro. O esposo faleceu em 2003.


O atual companheiro, o zelador Célio Marcos Teixeira, de 63 anos, Sônia conheceu no casamento de uma amiga. “Ele me viu no casamento e disse: que morena ajeitada!”, conta Sônia. Célio, também viúvo e pai de quatro filhos, morou boa parte da vida em Carmo da Mata.


Já há algum tempo trabalhando em Indaiatuba, no interior paulista, Célio levou Sônia para morar com ele e, de quebra, foi o responsável por arranjar o emprego que, mais tarde, lhe daria a fama repentina.


O zelador trabalha em uma das filiais da Omni Internacional, empresa especializada em marketing e comércio eletrônico com escritórios em vários países. Foi da empresa que ela ganhou dois sites: um blog, que funciona como um clipping de matérias publicadas pela mídia, e uma loja virtual, onde ela pretende faturar com sua exposição. “O patrão já prometeu aumento também”, garante.


Folha OnLine, portal de notícias G1, Jornal Correio Popular, de Campinas, Jornal Popular, de Manaus, Jornal Valor Econômico, Jornal Extra, revista PublicidAD e os sites internacionais Excite Itália e Expresso, de Portugal, deram destaque para a faxineira em seus noticiários. Ela esteve também, ao vivo, no programa Bom Dia Mulher, da RedeTV.


Além disso, o empresário de Sônia recebeu sondagem dos programas Pânico na TV e Superpop, da RedeTV, Domingo Legal, do SBT, e Domingão do Faustão, da Rede Globo, para tê-la em sua programação. O certo, até agora, é participação de Sônia no programa Caldeirão do Hulk, da Rede Globo. “Vou conhecer o Rio, que emoção!”. Ela gravou no dia 28 de maio. A atração deve ir ao ar no próximo sábado, dia 2 de junho.

2 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Achei que a personagem foi pouco explorada. Afinal de contas, quem realmente é Sônia? Por ser um perfil, acho que o texto poderia ser mais leve, fugindo um pouco do jornalismo tradicional. Mas valeu!
Maria Silva e Silvério

29 de maio de 2007 às 13:12  
Blogger Thiago Nogueira disse...

Bem, Maria, eu fiz o possível. A entrevista foi por telefone e sendo assim, fiquei privado de um detalhe fundamental pra qualidade do texto. Além disso, ela é muito introspectiva e foi difícil arrancar frases que não fossem telegráficas. No texto, procurei fazer uma mecla de informação, multimidialidade e descrição. O resultado foi esse.
(Thiago Nogueira)

30 de maio de 2007 às 20:34  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial