quarta-feira, 30 de maio de 2007

O espalhador de Passarinhos

por: Clara Massote e Eduardo Drummond


Hugo Eiras Furquim Werneck tem nome famoso, inclusive, nome de uma importante praça na Região Hospitalar de Belo Horizonte. Mas o que pouca gente sabe é que o Hugo Werneck - o da praça, um dos fundadores da Faculdade de Medicina da UFMG e importante estudioso da tuberculose no início do século XX é, na verdade, pai do Hugo Werneck, o perfil desta reportagem.

Décimo primeiro filho de uma família de treze, Hugo (o filho) nasceu em Belo Horizonte em 1919. Seu pai viera à recém-inaugurada capital em 1906 para fazer um tratamento de tuberculose que deu certo, e resolveu fixar-se por essas bandas. Fundou um sanatório para tuberculosos, e se engajou no tratamento da doença, já que o clima de Belo Horizonte era, na época, propício para a melhora daqueles que sofriam desse mal.

Ao longo dos anos, Hugo, o filho, se apegou de tal maneira à cidade adotada por seu pai que, nas férias de verão, preferia ficar na capital a viajar com a família para o Rio de Janeiro. Passava seu tempo livre pegando passarinhos nas matas perto do sanatório de seu pai. E foi assim que despertou em seu jovem coração o amor pelo meio-ambiente, quando o assunto era ainda ignorado pela sociedade.

Formou-se em Odontologia aos 19 anos e atuou até os 80. Apesar de todo o carinho e dedicação pela profissão que escolheu, Hugo afirma que esta não era sua verdadeira vocação, mas sim a ecologia. Casou-se (e quase não se casou, em função de uma convocação para a guerra que nunca aconteceu) em 1942 com Wanda Azeredo, com quem teve 11 filhos que lhe deram 25 netos e 2 bisnetos.

Através de viagens pelas fazendas de amigos, Hugo começou a conhecer e se apaixonar pelo chamado Desertão, ou Sertão, o mesmo sertão mineiro que inspirou Guimarães Rosa em toda sua obra. Lá, no meio de matas e veredas, Hugo pegava passarinhos para que se reproduzissem em cativeiro e depois soltava os filhotes em áreas aonde aquela espécie já não estava presente. Um "espalhador de passarinhos", como afirma um de seus filhos, Humberto Werneck, em uma reportagem sobre o pai.

E foi assim, tocado pela harmonia essencial da natureza que Hugo começou a se engajar em projetos de conservação do meio ambiente e de educação ambiental. Fundou, com amigos, o Centro de Conservação da Natureza, primeira Organização Não Governamental a tratar do assunto no estado. Ao longo de sua trajetória, trabalhou em inúmeros projetos relacionados ao meio ambiente, como ocupar a presidência da Fundação Zoo Botânica de Belo Horizonte, tendo fundado, em exercício, o Borboletário dessa instituição.

Atualmente, Hugo é conselheiro de várias iniciativas relacionadas à preservação da natureza, como na Belgo Mineira, na Odebrecht e no Ministério do Meio Ambiente. Mas a grande lição de Dr. Hugo Werneck será sempre a de observar e respeitar a frágil filosofia da natureza para aprendermos a viver melhor em sociedade.

1 Comentários:

Blogger 8o JN 1/2007 disse...

Olá,
acho que o perfil começca bem - ótimo lead - mas perde a força, especialmente nos tres paragrafos seguintes. Cuidado tambem com a escolha semântica dos links.
Geane

31 de maio de 2007 às 07:17  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial